A fibra óptica é uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade. São cabos feitos de material transparente e reflexivo, e podem ser tão finos quanto o cabelo humano. Nestes filamentos de fibra óptica, a luz é refletida a velocidades muito maiores do que a transmissão de energia por fios de cobre, por exemplo. As fibras ópticas são formadas por um núcleo de material transparente, que forma o espelho que irá refletir a luz e permitir a transmissão da informação. Esse núcleo é geralmente composto por um fio de vidro absolutamente puro, em perfeitas condições de reflexão da luz. É a partir desta reflexão que os dados são transmitidos, quando uma fonte de luz emite um feixe em uma ponta, que deve alcançar a outra.
A Fibra Óptica é a única que leva, até dentro da sua casa, ou seja, mais velocidade na Internet, proporcionando dessa maneira o máximo de experiência em Banda Larga. Nessas velocidades, as outras empresas possuem Fibra Ótica apenas em parte da rede e ligam a casa do cliente através de cabos convencionais, ou seja, usam cabos coaxiais e UTP. Isso prejudica e desestabiliza o sinal e você não recebe toda a performance que a Fibra pode oferecer.
Como os roteadores emitem sinal sem fio através de ondas eletromagnéticas, os mesmos podem se interferir causando quedas, lentidão, baixo nível de intensidade de sinal e até mesmo falta de conexão por completo. Então é importante analisar se na residência, o equipamento está instalado em um bom local, tanto para propagar melhor o sinal quanto para não sofrer interferências de outros equipamentos, quanto mais livre o local da instalação, melhor será a qualidade do WiFi, por isso é sempre interessante sinalizar um melhor local para instalação.O sinal Wireless sofre perda de potência quando se “choca” com obstáculos (paredes, aparelhos domésticos, móveis, estruturas metálicas, entre outros). Por isso, nem todo ambiente terá sinal 100%. Quanto mais distante do roteador e quanto mais obstáculos tiver, menor será o nível de sinal, o que acarretará perda de velocidade da conexão. Escolha sempre um local mais livre para que seja instalado e oriente sempre a utilização da internet nos locais de melhor sinal.
Aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que emitam algum tipo de onda, podem, sim, interferir no funcionamento do roteador, diminuindo a potência de sinal, ocasionando quedas e até mesmo interrompendo, por completo, a transmissão do sinal, quando estes estiverem em uso. O correto é sempre deixar o roteador buscar canais de forma automática, para buscar um canal menos interferente ou intercalar junto ao uso dos mesmos.
A Brayo utiliza o que existe de mais tecnológico se tratando de equipamentos para a conectividade do cliente. A ONU WiFi é equipada com o incrível sistema Premium de sinal wireless, que além de ser Dual-band, disponibiliza de sistema de distribuição de sinal com antenas de alta performance, visando entregar o sinal de forma mais abrangente possível. Mas, como vimos que o WiFi sofre com interferências, pode ser que ocorra a necessidade de aumento de área de cobertura dentro da residência, desta forma apresentamos o sistema de Rede Mesh da Brayo, o WiFi MAX!
O WiFi Max, é uma solução que trabalha dentro da tecnologia de rede mesh . Essa tecnologia permite ampliar a cobertura e dar mais estabilidade na rede WiFi. Com cada vez mais aparelhos conectados à internet , como smartphones, notebooks, Smart TVs, videogames e outros eletrodomésticos, é fundamental ter uma conexão de alta qualidade em todos os cômodos da casa. Mesmo que o plano contratado seja de alta velocidade, é comum que em alguns locais o sinal fique mais fraco, como informado anteriormente, isso pode acontecer porque diversos outros fatores também impactam a conexão sem fio, por exemplo, as características dos ambientes, como tamanho, forma e materiais usados na construção e até mesmo decoração e mobília da residência ou espaço, interferências causadas por outros equipamentos operando via wireless, e até mesmo o número de dispositivos e usuários conectados.
A rede mesh é uma tecnologia que permite criar um sistema WiFi formado por dois ou mais dispositivos, que se comunicam entre si para formar uma rede única. Ela é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão ampliada a um maior numero de ambientes. Desta forma, a rede mesh permite eliminar os possíveis pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega. Basta instalar os módulos do WiFi Max em locais estratégicos para ter uma área de cobertura maior, com mais velocidade, conectividade e estabilidade.
O teste de velocidade da Internet deve sempre ser levando em consideração as perdas ocasionadas pelo sinal wireless, para ter certeza de qual velocidade está passando na conexão contratada, o teste deve ser realizado tomando devidos cuidados. Antes de tudo, para que a sua medição seja mais precisa, você precisa fechar todos os aplicativos e navegadores que utilizem a internet e garantir que só o aparelho que está sendo utilizado para realizar o teste esteja conectado à rede. Assim não haverá interceptação de sinal, e o seu resultado será mais exato. Prefira sempre fazer medições usando redes cabeadas, acontece que o WiFi é muito suscetível a falhas e sofrer interferências, e isso pode gerar resultados irreais. Caso não exista possibilidade de realizar o teste via cabo, então faça o mesmo usando redes WiFi com tecnologia 5G, pois as redes antigas anteriores a 5G não conseguem entregar grandes velocidades sem fios, mas sempre garanta que o sinal esteja com nível máximo no dispositivo antes de realizar o teste. Hoje com a utilização de Hipervelocidades, outro ponto que se deve ter total atenção é na capacidade do dispositivo que está sendo realizado o teste. Todos os dispositivos tem uma limitação de velocidade por questões de hardware e também software. Isso significa que o Smartphone, notebook ou aparelho de Smartv podem ter diferentes resultados nos testes realizados, pois cada um pode ter sua capacidade de recepção de sinal diferente. Sempre que for realizar um teste, pesquise antes o modelo do dispositivo e veja qual a velocidade máxima que o mesmo suporta, isso fará que o resultado seja sempre real. O teste deve de velocidade deve ser realizado através de velocímetros confiáveis, pois os servidores que hospedam os testes de velocidades também podem ficar sobrecarregados, ou sofrerem algum problema de conectividade, fazendo assim com que o resultado não seja satisfatório e real. Analise o resultado do teste e, se necessário, compare os cenários de acordo com o plano contratado, por isso é imprescindível saber qual a real velocidade é a contratada, assim como as taxas de download e upload.
Recomenda-se, para um melhor desempenho de velocidade e estabilidade de sinal, o uso dos dispositivos conectados diretamente ao cabo, pois minimizam as chances de perda ocasionadas por interferências e assim a velocidade será sempre repassada de acordo com o que foi contratado. Para o mundo gamer, pelos mesmos motivos que o WiFi atrapalha a medição, ele também atrapalha a latência para jogar. Deve-se sempre dar a preferencia por jogar por redes cabeadas, um simples aparelho doméstico ligado pode gerar ondas eletromagnéticas que podem interferir na latência e estabilidade da rede WiFi, uma pessoa que saia e fique com sinal fraco na frente da casa, por exemplo, pode fazer com que o roteador module para baixo e derrube a velocidade e suba a latência. O ideal é não utilizar o WiFi em jogos, a probabilidade de gerar incômodos é muito grande.
O cliente pode por vezes perguntar o motivo pelo qual a velocidade não passa no celular ou tablet, da mesma maneira que passa em dispositivos via cabo ou em 5G, por isso deve se explicar os seguintes motivos: Nem sempre os telefones são preparados para receber altas velocidades, é sempre bom analisar o modelo ou ler nos manuais de fabricação do mesmo, qual é a velocidade máxima que ele atinge, pois, na maioria das vezes o aparelho pode não suportar toda a velocidade. O teste feito pelo wireless pode ocorrer diferença devido a interferências que encontra no meio do caminho. Pode ser que outros dispositivos estejam interferindo ou fragmentando a velocidade. Da mesma maneira a placa wireless do tablet ou notebook também podem ser limitadas, por isso sempre é necessário analisar a capacidade de cada aparelho antes de se medir a velocidade.
O Sinal WiFi é um sistema que utiliza de modulação para distribuir melhor o sinal e velocidade. Desta forma se houver um único dispositivo conectado longe da rede WiFi, pode interferir na velocidade da rede como um TODO, pois o WiFi vai baixar a modulação de TODOS os aparelhos nivelando pelo menor sinal. Em poucas palavras, o aparelho que estiver conectado de longe atrapalhará todo o restante de ter uma conexão de alto padrão. Por isso o correto sempre é NÃO COMPARTILHAR WIFI, pois sempre a pessoa que compartilha será prejudicada por isto.
Peça ao cliente que jamais aperte o botão de Reset de seu equipamento, este botão faz com que seu aparelho sofra a perda das configurações, fazendo em alguns casos a interrupção momentânea ou permanente do acesso. Embora tenhamos dispositivos que façam o serviço de reconfiguração chamado preset ou até mesmo com a possibilidade de reestabelecimento remoto, em algumas situações pode gerar situações de falta de acesso por algum tipo de falha neste serviços.
A latência pode ser definida como a variação de tempo entre uma solicitação e o início da resposta a essa solicitação. Em redes, a latência é o tempo entre a saída de um pacote de dados da sua máquina e o início da resposta no servidor de destino. No entanto, para verificar a qualidade da Internet, é utilizada a latência bidirecional conhecida também como ping. O ping é o tempo que um pacote leva para chegar ao destino e voltar à origem. Pode-se dizer que o ping mede o atraso na comunicação, e por isso, quanto maior esse tempo, pior é a qualidade observada nos serviços. Um exemplo diretamente relacionado com a latência é o lag (atraso) nos jogos online.
Entre os fatores que podem influenciar na latência estão:
- Tipo de conexão: conexões utilizando fibra óptica são mais rápidas, já as que utilizam outros meios físicos não tem a mesma capacidade;
- Meios de conexão: a conexão via cabo é mais confiável e elimina maiores perdas, já o WiFi pode sofrer interferência e com isso aumentar a latência;
- Distância até o destino: acessar um site hospedado em outro país implicará numa latência maior do que acessar um site hospedado em sua cidade, pois o pacote de dados passará e será analisado por mais redes até chegar ao destino;
- Informação transmitida: se várias pessoas dividirem a mesma conexão, a latência será maior. Isso também acontece se o conteúdo acessado for muito pesado.
Wfi - NOKIA 1425GA é dual band vem com uma porta para dados de telefonia, 4 portas Gigabit de internet. Com sua tecnologia inovadora, esse roteador amplia para 120 m² a sua cobertura de Wi-Fi para comportar até 32 dispositivos.
A Brayo oferece serviços 24hs e 7 dias por semana. Rotina dividida em duas cargas horárias, uma das 8h às 18h por equipe própria, e a outra, das 18h as 8h pela parceira contratada, a Action Call.
ATENDIMENTO AO CLIENTE 24hs
0800 099 7070